(67) 3320-4000
gestaocomercial@cdlcg.com.br
Rua Antônio Correa, 417 - Monte Líbano - Campo Grande-MS

Planejamento financeiro: apesar de queda, otimismo ainda marca virada do ano


Otimismo continua sendo a palavra de ordem para a maioria dos brasileiros, neste novo ano. Apesar da redução no percentual, os brasileiros iniciam 2020 acreditando que tudo será melhor.

E, guardar dinheiro é a principal meta financeira do brasileiro para esse ano novo cheio de simbologia. Pelo menos é o que mostra a pesquisa realizada pela CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o SPC Brasil – Serviço de Proteção de Crédito.

De acordo com a pesquisa CNDL/SPC Brasil, os brasileiros estão trazendo para o ano novo antigos objetivos financeiros. E, pelo segundo ano consecutivo, guardar dinheiro figura como a principal meta financeira do brasileiro para o ano 2020, sendo que 49% dos entrevistados querem atingir tal objetivo.

Entre os entrevistados, 30% planejam fazer uma viagem, 28% quer comprar, ou reformar a casa e 27% deseja sair do endividamento.

Adelaido Vila, presidente da CDL CG – Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande acredita que a pesquisa mostra dados importantes. “O otimismo é importante, traz novo vigor ao empresário e ao consumidor, renovando suas crenças e objetivos para o ano que se inicia. É a esperança da maioria, sempre ter um ano melhor e é o que queremos acreditar: o copo está meio cheio sempre”.

O presidente vê como positivo a vontade de 27% em sair do endividamento. “Esse momento pode estar ligado ao cadastro positivo. E, o desejo de guardar dinheiro mostra uma consciência financeira necessária nos dias de hoje”, ponderou Adelaido.

Para a presidente da FCDL MS – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul, Inês Conceição Santiago, a pesquisa do Sistema CNDL/ SPC Brasil mostra um retrato da realidade do país. “O brasileiro é um povo otimista por natureza, especialmente nesta época de chegada de um novo ano. E isso é uma característica positiva, que em muitos casos ajuda no crescimento”.

Quadro Econômico
A pesquisa realizada pela CNDL/ SPC Brasil também revela que houve queda percentual entre os que estão otimistas com o quadro econômico para 2020. Sessenta e um por cento (61%) esperam um cenário melhor para o ano novo, 11 pontos a menos que em 2019.

Apesar da queda, a maioria dos entrevistados ainda se mantém otimistas. Mas, 19% afirma que será um ambiente semelhante ao ano que findou e 12% acha que será pior.

Dados da Pesquisa
Entre aqueles que apontaram boas expectativas, 60% acreditam que as coisas podem melhorar apesar dos problemas, 48% confia que haverá uma recuperação econômica e 26% diz que é da expectativa de que o governo faça as reformas necessárias para o país.

Outra queda significativa apontada pela pesquisa é referente à percepção dos brasileiros que esperam uma melhora em sua vida financeira. Dos 72%, em 2019, para 65%. Dos entrevistados, 20% acreditam ficar igual e 7% acha que vai piorar.

Otimismo
Para os otimistas, o ano novo traz a possibilidade de conseguir manter as contas em dia (57%), economizar e fazer reserva financeira (53%) e realizar algum sonho de consumo (52%).

Dentro deste quadro dos que esperam a concretização dos planos, 64% acreditam de que as coisas vão melhorar e 49% estão se organizando financeiramente.

Metodologia
A pesquisa realizada pelo CNDL/ SPC Brasil entrevistou 600 pessoas, no período de 25 de novembro a 4 de dezembro de 2019, de ambos os sexos e maiores de 18 anos, de todas as classes sociais e religiões brasileiras. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 4.0 pontos percentuais. A pesquisa na íntegra pode ser baixada em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas 

A CDL CG pertence ao sistema CNDL, criado em 1960 e composto pelas Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos Estados, pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios, CDL Jovem e SPC Brasil, sendo a principal rede representativa do varejo no país e tendo como missão a defesa e o fortalecimento de livre iniciativa. Em todo o país, o Sistema representa mais de 5% do PIB brasileiro, atuando institucionalmente em nome de 500 mil empresas.


Além disso, o Sistema CNDL conta com o SPC Brasil que é um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito.




CDL - Todos os direitos reservados Desenvolvido por EquipeA.com.br